Mobile Marketing: Brasil Brokers / Gribel Pactual, você está fazendo isso errado

Nos últimos seis meses eu devo ter recebido mais de 50 mensagens SMS da imobiliária Brasil Brokers / Gribel Pactual (pelo que pude perceber, é tudo a mesma coisa).

Sempre me informando sobre lançamentos imobiliários e me oferecendo imóveis que seriam excelentes opçṍes de investimento.

Só tem um detalhe: eu nunca autorizei ninguém desta(s) imobiliária(s) a me enviar SMS. Eles coletaram meu número quando liguei há aproximadamente um ano, para saber detalhes sobre um apartamento que queria comprar. O meu número foi anotado apenas para que o corretor me retornasse a ligação, em nenhum momento minha autorização para envio de mensagens comerciais foi solicitada. Precisa desenhar ou já dá para entender que se trata de SPAM?

Para piorar, os imóveis oferecidos nos anúncios (o que ilustra este post é apenas o mais recente), não se encaixam em meu perfil e muito menos estão alinhados com meus interesses.

Hoje (para ser honesto, agora há pouco), ao ter minha leitura e trabalho na tese interrompidos com o alerta do SMS no celular, resolvi ligar para dar um (novo) feedback para eles. No passado havia ligado e pedido encarecidamente que meu telefone fosse retirado da base (nessa ocasião é que eu identifiquei a imobiliária como sendo a Gribel Pactual). Obviamente, meu pedido não foi respeitado, o que me fez correr atras de uma solução para o problema. Encontrei o Blacklist, mas isso ajuda apenas em parte, uma vez que estes spammers enviam mensagens de números diferentes a cada vez.

Enfim, na ligação de hoje, procurei diretamente o setor de marketing e falei com uma moça chamada Poliana. Esta moça me disse que a imobiliária não tem nada a ver com o envio de mensagens. Indaguei sobre a associação do número de telefone da imobiliária no texto e ela disse que quem envia a mensagem é a construtora (neste caso, a Rossi) e que eles “apenas vendem” os imóveis. Mentira deslavada. Eu jamais entrei em contato com a Rossi e seria muita ingenuidade achar que a mensagem com apelo de venda seria  enviada pela construtora e não pela empresa responsável por vender os imóveis.

Pelo jeito que a Poliana me respondeu, deu pra sacar que meu toque dado sobre o envio de mensagens não solicitadas foi sumariamente ignorado. Por isso resolvi escrever este post.

Enviar spam via SMS não é fazer mobile marketing. Tem gente jogando dinheiro fora com isso às custas da paciência de destinatários que não autorizaram o recebimento de mensagens ineficientes. A péssima avaliação feita por quem recebe estas mensagens atrapalha mais do que ajuda a empresa que quer divulgar um produto.

Este tipo de coisa me deixa chateado e ao mesmo tempo com um fio de esperança. Desanimado por causa da incompetência e más intenções que inundam as práticas de marketing por aí e esperançoso pois isso mostra que há espaço para aqueles que desejam fazer alguma coisa bem feita.

Pra falar a verdade, em promoção, publicidade e marketing, fazer bem feito (ou seja, nada além do que é correto) já te coloca anos luz a frente dos líderes de mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *